abril 09, 2011

Nota sobre a chacina no Rio – 07/04

Após várias analises sobre o acontecimento que “marcou” o Brasil nessa ultima quinta-feira no Rio de Janeiro, pude concluir que deveria fazer uma analise detalhada sobre o fato. É claro que eu não sou repórter mas eu gostaria de fazer uma análise sobre o fato, afinal, o brasil se comoveu - e eu não posso me manter ausente nesse meio, afinal eu sou brasileira - mas por mais que tenha sido uma crueldade o que aconteceu, eu não acho que deveria ter tanta ênfase no caso.
O Brasil hoje tem um índice de homicídios muito alto. A violência no rio de janeiro está “abrindo” os olhos da população brasileira para a violência no país. Mas vamos lá... Confesso que não sei nada sobre o rio de janeiro, mas sei que lá sempre há disputa entre gangues para o comando do trafico, sei também que há assaltos e arrastões, que há pouco menos de 6 meses houve uma “guerra civil”, com tanques e tropas de choque invadindo as favelas. Eu não estou dizendo que não existem coisas boas no rio, eu apenas estou falando das coisas ruins que existem lá.
Eu estaria sendo hipócrita dizendo que isso é uma coisa que só acontece com os países subdesenvolvidos, até porque, Baltimore (EUA) é a nona cidade mais violenta do mundo, de acordo com estudos realizados em 2009 e é nos EUA. Nos EUA, os cidadãos tem a cultura de manter uma arma de fogo em casa, mas eles não saem atirando para tudo quanto é lado. Eles acham que para se protegerem eles tendo tal “amuleto” , assim dizendo, vai protege-los de algo pior.
Em 2005, o Brasil realizou um referendo para a proibição do porte e da comercialização de armas de fogo em todo o país. Antes do referendo, o Brasil (aproximadamente 83%) era a favor de que isso acontecesse, acho que o povo era meio são antes disso. Após um investimento alto das empresas, que se sentiam ameaçadas, em propagandas para a legalização, a mídia sensacionalista brasileira (fazendo merda outra vez) deu aos seus leitores 7 motivos para votar “não” nesse referendo, alegando que apesar de você não deixar vender armas para os civis, você não poderá tirar o arsenal de armas das mãos dos bandidos. Maldita mídia sensacionalista.
Eu concordo com o fato de você não poder tirar o arsenal de armas, mas eu não acho que isso seja motivo para você ter uma arma em casa, sinceramente. Se o Brasil investisse pesado em segurança, com certeza não nos sentiríamos ameaçados ao ponto de ter uma arma em casa.
Após essa reportagem, o resultado das urnas apontou aproximadamente 61% de “nãos” contra a proibição. Que fique claro, eu não estou aqui para meter o pau na mídia. Mas vamos combinar que a mistura de leitores alienados e mídia sensacionalista sempre vai dar em manipulação ou algo do tipo.
O fato é o seguinte, não é só no rio que existe violência urbana, aqui mesmo em Recife, que não se pode mais atravessar uma ponte sem ser assaltado – na minha opinião, existe violência pesada. Fato como homicídios, trafico de drogas, assalto, sequestro é algo rotineiro aqui. Chega a ser meio que “natural”. Leitores, vamos encarar a realidade, violência NÃO é natural, violência é algo que não deveria acontecer.

Na sexta-feira, pessoas conhecidas minhas manifestaram seu luto à chacina colando adesivos pretos em seus peitos. Levaram todo o ambiente que eu frequento a fazer um minuto de silêncio pelas 12 crianças mortas no dia anterior. Acho digno as pessoas manifestarem indignação sobre essa violência, que matou tantos inocentes por causa de um “Louco”, digamos assim, até porque, uma pessoa que entra num colégio que estudou, por mais que tenha raiva, não é motivo nenhum para sair matando inocentes por ai.
Quantos inocentes morreram no evento da invasão do rio de janeiro, ano passado ? “Foi por um bem maior, foi para melhorar a violência” Não justifica, são inocentes, isso é injusto. “Ah, eu não quero te matar, mas se eu matar, foi sem querer e por um bem maior”. Isso não é justo. Não estou aqui discutindo sobre a maneira com que a polícia se manifesta para combater a violência, até porque apesar de violência só gerar violência, eu concordo com o fato de a policia ter entrado com tudo nas favelas do rio para acabar e caçar os traficantes.
No recife, aproximadamente 20 pessoas morrem por dia por dívidas de drogas, por assalto, violência domestica. Inocentes são baleados todos os dias, por trocas de tiros entre gangues rivais, entre polícia e traficantes. Não que eu seja contra esse tipo de manifestação de luto geral entre as pessoas, mas não acho justo o Brasil todo se comover com APENAS isso. E que fique claro que eu não estou fazendo pouco caso do assunto, até porque o que aconteceu foi gravíssimo, com repercussão mundial.
Na Alemanha, na Finlândia esse tipo de coisa também acontece. Também repercute mundialmente, mas você já parou para pensar o porquê disso acontecer em escolas? Por que isso veio acontecer no Brasil? Reflita, pense.
Vim manifestar meu luto não só pela chacina no Rio, mas também por toda a violência mundial. Violência contra a criança, o adolescente, o idoso, a mulher, o homem, o homossexual, o heterossexual, o negro, o branco, o rico, o pobre. Pela violência contra o cidadão, pela violência contra o ser humano, pela fome no mundo, pela falta de caráter das pessoas, pelos corruptos, pelos que sofrem com catástrofes naturais, pelos ladrões, pelos psicopatas, pelos presos que são inocentes, pelos soltos que são culpados. Por todos aqueles brasileiros que se comoveram com o ultimo acontecido, fica a minha reflexão.
Será Brasil, que terão de existir tantas outras violência dessas para você abrir os olhos?

abril 06, 2011

complexitatem animi

‎E cada vez mais adentro no labirinto chamado mente, sendo tomado pela amargura cada vez que me deparo com uma bifurcação. Tem vezes que eu queria ser simples, com a mente vazia como o horizonte, infinitas possibilidades, mas então percebo que não seria. Então dou um passo à frente.

abril 05, 2011

woof woof. ;)

Me fascinam.

Lobo da rede, e dos olhos-esmeralda ?
Mas porque lobo? Os lobos são lindos, tem cara de mau. E a sua rede, seu descanso me atrai, faz com que se pareçam um bicho de pelúcia, inofensivos. Lobos são fascinantes, me despertam a curiosidade. São espertos, enganam bem. Lobos no olham melhor, nos escutam melhor, nos pegam, no comem... e comem gostoso. Apreciam cada momento com sua presa e se pudessem falar, aposto que diriam que a presa é a mais gostosa, que é a melhor da espécie. Mas sabe? Eles são lobos, traiçoeiros como tal enganam e digo até que se falassem, mentiriam. Aposto. Lobos são cruéis, nos maltratam como fossemos um inseto, mas lobos são lobos. São seus instintos. Matar, comer. E no fim, eles voltam para as suas redes e no fim eles correm para a liberdade... Correm. E largam as presas estraçalhadas no chão, implorando para que voltem e terminem de o comer. Lobos são assim, e mesmo assim... Fascinantes.